Atualmente a avicultura é uma das atividades econômicas que mais se destaca e se desenvolve no setor agropecuário. Avanços relacionados a nutrição, manejo, sanidade e genética são a base fundamental para uma boa criação.
O licenciamento ambiental para esta atividade segue à risca normativas pré determinadas pelos órgãos licenciadores. No Rio Grande do Sul, devido ao baixo impacto, tal licenciamento ocorre no âmbito municipal, conforme a Resolução Consema nº 372/2018 e suas resoluções associadas.
Devido ao confinamento das aves, tanto no sistema de corte quanto no sistema de postura, as maiores preocupações ambientais estão na compostagem do esterco e dos animais mortos. Outro fator importante a ser observado é a origem da água, que sempre que advir de fontes naturais necessitam de autorização para uso (outorga de uso de água).
Com equipe multidisciplinar, a TopMine dimensiona suas estruturas construtivas, verifica suas áreas de aplicação de composto orgânico e realiza o processo de outorga de uso de água. Através da visita técnica, tiraremos suas dúvidas!